A arte de memorizar
Qual é o segredo de uma boa memória? Se você acha que conseguir lembrar detalhes e assuntos de provas é mérito apenas dos superdotados, nós desmistificamos este mito para você e trazemos algumas dicas de como melhorar a qualidade dos seus estudos e garantir uma memória invejável.
Memorizar não é algo necessariamente fácil, requer prática e repetição. Cada memorização exige um processo diferente, pois a memória baseia-se em categorias e hierarquias. Categorizar as informações nos ajuda a conseguir evocá-las sempre que necessário. Os mapas de memória são opções muito úteis neste caso.
Um jeito mais simples de categorizar os assuntos é criar gatilhos de memória, ou seja, criar estratégias externas que te façam lembrar uma coisa a partir de outra. Uma maneira para fazer isso é, por exemplo, tentar lembrar-se de comprar ovos, deixando a caixa vazia em cima da mesa, dessa forma, sempre que olhar para ela, se lembrará da necessidade de comprar os ovos.
A mesma coisa pode ser feita na hora de realizar a memorização do conteúdo estudado. Gatilhos como localização, emoção, sensação, monitoramento, intervalos, confiança, observação, ideia de conjunto, flash cards, interesse e entendimento, são peças essenciais para a formação de uma boa memória.
O gatilho da localização requer que você associe o que você viu com um lugar específico, e sempre que vir o local, se lembrará do conteúdo. Já na emoção, o assunto deve te marcar de alguma maneira. Enquanto a sensação é a utilização de técnicas que mexam com diversos sentidos, assim, ela ficará marcada de diversas formas.
Confiar em si mesmo e ter uma ideia geral do conteúdo também são peças importantes para uma boa apreensão do assunto, assim como buscar um interesse e entender o que se estuda. Mas observar e sempre escrever cartões de memorização sempre ajudarão a apreender melhor o que se deseja.
Mas não esqueça que intervalos também são essenciais para ajudar a repor suas energias e descontrair um pouco. Trabalhar com regime de reforço e recompensa é uma ótima estratégia, assim a cada etapa de estudo, você se dará um momento de lazer, o que te fará relaxar e, dessa maneira, você voltará para o estudo renovado, e com um novo ânimo para memorizar o conteúdo.