Português – Concordância verbo Haver
Português é disciplina base de qualquer concurseiro, dominar esse conteúdo pode ser o diferencial.
Nessa questão o Instituto AOCP buscou do candidato conhecimento sobre concordância verbal, pontuação e pronomes.
[Instituto AOCP/2018 – TRT – 1ª REGIÃO (RJ) ] Assinale a alternativa correta.
A) Em “[…] no dia 14 de março de 2023, às 17h12, você estará no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, lendo o conto A Cartomante, de Machado de Assis.”, é obrigatória a presença das vírgulas porque os constituintes frasais estão ligados por processo de subordinação.
B) Em “[…] ‘Vejo uma viagem no seu futuro’ […]”, o verbo “ver” apresenta a mesma regência e transitividade que na frase “Aquele senhor não vê mais”.
C) Em “[…] Arrastam-se como se houvesse bolas de ferro em suas engrenagens.”, o verbo “haver” poderia ser substituído por “existissem”, sem gerar prejuízo gramatical ao texto.
D) Com base nas relações de concatenação de ideias estabelecidas entre os elementos textuais, depreende-se que a expressão “ele”, em “Ele anima as filas em videntes e debates sobre as centúrias de Nostradamus.” (6º parágrafo), refere-se ao tempo.
E) O excerto “Ah, se pudéssemos ao menos ver o tempo, senti-lo nas mãos, calculá-lo de fato!” poderia ser reescrito, sem prejudicar a correção gramatical ou mudar seu sentido, da seguinte maneira: “Ah, se pudéssemos ao menos ver o tempo, lhe sentir nas mãos, calcular-lhe de fato!”.
A) as vírgulas são obrigatórias em virtude do advérbio de tempo, lugar e um aposto explicativo.
B) VER= Verbo Transitivo Direto (VTD) e VÊ= Verbo Intransitivo (VI).
C) O verbo haver substituído pelo verbo existir terá a concordância.
D) Não seria ao tempo, mas a expressão “um grande desejo”.
E) Não se inicia frase com pronome oblíquo átono: ênclise proibida.
Gabarito: C
Mapa Mental em: Português