Como deixar de procrastinar e começar a estudar: Um guia prático.

Como deixar de procrastinar e começar a estudar: Um guia prático.

A procrastinação é um problema generalizado e grave, que afeta os concurseiros de várias formas. É também um problema complicado, uma vez que diferentes pessoas procrastinam por diferentes razões, e por isso é preciso testar soluções diferentes  quando se trata de vencer a procrastinação.


Nesse post vou sugerir algumas técnicas para lidar com essa questão. Em primeiro lugar, eu quero ajudar a compreender por que estudantes procrastinam, e depois mostrar o que os você pode fazer para deixar de procrastinar e começarem a estudar.

 

 

Porque os estudantes procrastinam?


Antes de entrarmos em pânico, é preciso lembrar:

Procrastinar… É bem comum. Principalmente entre estudantes. Por exemplo, estudos mostram que aproximadamente 50% dos estudantes universitários dizem que procrastinam de uma forma consistente e problemática, aproximadamente 75% se consideram como procrastinadores.

Além disso, a pesquisa mostra que a procrastinação é comum entre outras “populações” estudantis, incluindo estudantes do ensino fundamental, do ensino médio, e estudantes de pós-graduação. 

A procrastinação é tão comum entre os estudantes que a tendência de procrastinar nas tarefas até o último minuto é referida como a síndrome do estudante.

Ainda sim, tem um impacto nos seus estudos e na sua vida.

A procrastinação pode causar vários tipos de problemas aos estudantes, alguns deles podendo ser: bagunçar sua gestão do seu tempo, seu desempenho nos estudos, o bem-estar emocional com a ansiedade de não fazer o que deveria estar fazendo e etc… 

 

 

Afinal, por que procrastinamos?

As pessoas procrastinam por questões diferentes. Alguns concurseiros confiam principalmente no seu autocontrole para conseguirem fazer o que precisam. Além disso, o autocontrole precisa ser apoiado pela sua motivação, o que os ajuda a fazer as coisas a tempo.


Mas, às vezes, existem questões que interferem no seu autocontrole e motivação, como exaustão e ansiedade. Quando estas questões são mais fortes,você procrastina. Até atingir um ponto em que a motivação “vence”, ou fica tarde demais.


Isto explica porque muitos estudantes procrastinam de uma forma crônica, mesmo quando têm a motivação necessária e querem estudar e fazer o seu trabalho. 

 

Assim, as razões comuns que levam os estudantes a procrastinar podem ser:



  • Objetivos abstratos: São vagos sobre quando e como vão estudar. Qual a estratégia que pretendem aplicar,

  • Se sentir sobrecarregado: Quando as matérias parecem demais para conseguir terminar, então nem começam.

  • Perfeccionismo: Geralmente quando você se recusa a fazer um trabalho que tenha qualquer falha.

  • Medo de fracasso: Muitas vezes devido a preocupações sobre como o fracasso pode refletir nas suas capacidades e aptidões, seja aos seus olhos ou aos olhos dos outros.

  • Ansiedade: Pode vir por muitos motivos e está presente vários outros itens desta lista.

  • Aversão à tarefa: Quando você encontra aquela matéria chata

  • Falta de motivação: Quando as recompensas ficam muito distantes, ou demoram muito tempo para serem atingidas, nossa motivação tende a cair.

  • Esgotamento físico ou mental: Muitas vezes por causa de uma combinação de razões, como uma elevada carga de matérias, juntamente com a falta de sono, poucas pausas entres estudos.

  • Ressentimento: Pode ser para a matéria, para a prova, ou para algo externo, como um familiar ou amigo pressionando sobre a prova.

  • Sensação de procura: Algumas pessoas trabalham melhor sob pressão e por isso esperam até em cima da hora para fazer o que precisam. O Problema é que com

concursos essa estratégia não é das melhores.


  • Ambiente de trabalho problemático: Deixar o celular por perto, a televisão ligada, a aba do youtube ou um streaming aberto. Distrações perto enquanto estuda é uma receita certa para procrastinação. 

Entender porque é que as pessoas procrastinam é importante para descobrir o que está causando esse problema em primeiro lugar, mas não fique muito tempo pensando sobre isso, já que a procrastinação pode ter várias “raizes”. Vamos para o próximo passo:



Como parar de procrastinar

A forma mais rápida de sair de um ciclo de procrastinação é identificar o menor passo possível para progredir em direção aos seus objetivos. Tente começar apenas com esse pequeno passo, e se dê permissão para cometer erros durante a tentativa. 


Por exemplo, se o que você precisa é responder à questão x, pode decidir começar por escrever apenas o que achou sobre a questão, por exemplo:


Questão x: Banca ______ Matéria _____ A primeira vista achei a questão: fácil [ ] difícil [ ]

Comentario: (Aqui você não precisa responder a questão, mas escrever algo que te chamou atenção sobre)


Ou se precisa estudar sobre algum assunto, pode começar olhando um mapa mental sobre.


Além disso, também pode facilitar o início se deixar tudo o que precisa para estudar pronto, e também dificultar a procrastinação, como, eliminar potenciais distrações do seu ambiente.



Quebrar tarefas em passos manejáveis (por exemplo, sub-tarefas que pode facilmente completar).

Empenhar-se num primeiro passo minúsculo (por exemplo, trabalhar durante apenas 2 minutos).

 

Aqui estão mais algumas dicas para evitar procrastinação a longo prazo


  • Divida a tarefa em passos que você consiga lidar, você pode começar pelo que termina mais rápido ou fazer primeiro o que você mais gosta.

  • Se dê permissão para errar, é importante para progredir.

  • Torne as coisas mais fáceis para você, prepare tudo o que precisa com antecedência.

  • Faça ser mais difícil procrastinar eliminando potenciais distrações.

  • Atrase o impulso de procrastinar, se quiser olhar o celular, por exemplo, conte até 10 ou 20 antes.

  • Estabeleça prazos decidindo que irá completar uma determinada tarefa até x horas, ou vai estudar por tempo y antes de fazer uma pausa


  • Aumente a sua motivação. Alimente ela diariamente.

  • Aumente a sua energia fazendo as pausas necessárias.

  • Utilize técnicas de gestão do tempo, como a pomodoro, por exemplo.

  • Crie rituais de início, como colocar uma playlist que te ajude a concentrar, limpar a mesa antes de começar...

  • Desenvolva a auto-eficácia, refletindo sobre suas vitórias e reconhecendo as coisas boas que você fez

 

  • Desenvolver a autocompaixão, para lembrar que todos erram. É importante ter paciência com você, pois é isso que fará com que não desista. 



 

Conclusão

Você pode usar mais de uma técnica se desejar, é melhor começar pelas que fazem mais sentido para sua situação. Ah! Escrever seus objetivos e o seu plano e deixar em algum lugar que você possa sempre ver também pode ter vários benefícios.


Por fim, lembre-se que feito é melhor que perfeito. Assim é importante tentar fazer algo, testar pelo menos alguma das técnicas, do que ficar preso e não fazer nada. Além disso, quanto mais tempo se passar, maior a probabilidade de não fazer nada, é melhor começar logo, mesmo que não seja do jeito que esperava, com o tempo o hábito virá com mais facilidade. 


Faça muito ou faça pouco, mas faça alguma coisa.

Bons Estudos

Tags 

Comente

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer