O que são Mapas mentais?

O que são Mapas mentais?

Você sabe o que são mapas mentais? Você já tentou utilizar essa técnica visual para melhorar os seus estudos, apresentações, planejamento e estratégias?

Publicado por Terezinha Rêgo

Se você armazena conhecimento facilmente através de imagens, tabelas, gráficos e outros métodos visuais, então vai amar conhecer mais sobre mapas mentais. Se você está estudando para um concurso ou vestibular, o uso dos mapas mentais pode ser imensamente favorável. Esses diagramas coletam informações de uma maneira mais fácil para o seu cérebro ler.

Os mapas mentais ajudam a:

  • Aprimorar a concentração;
  • Melhorar a conexão entre os conceitos-chaves
  • Reduzir o volume de anotações e tempo de revisão de tarefas;
  • Facilitar a memorização;
  • Conter o stress causado pelo excesso de informação;
  • Aumentar a visão e flexibilidade às alternativas;
  • Visualizar novas possibilidades;
  • Entre outros.

Mapa mental do Estatuto da Criança e do Adolescente

O QUE SÃO MAPAS MENTAIS?

Mapa mental e um diagrama criado pelo educador Britânico Tony Buzan. Segundo ele, o uso de diagramas como os mapas mentais vem de séculos atrás. Buzan modernizou e popularizou esse sistema de estudo inspirado em técnicas usadas por grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Albert Einstein, e Joseph Novak.

Esses diagramas foram feitos principalmente para organizar informação de forma hierárquica, mostrando as relações que cada tópico tem entre si. Essas relações são representadas por ramificações que originam de um assunto central.

Mapas mentais são ótimas ferramentas de pensamento visual que pode te ajudar a estruturar melhor a informação que você recebe. Tenha em mente que você não vai construir um mapa mental durante uma aula ou apresentação (por mais que você possa sim usar esse método de uma maneira simplificada para anotações), isso é uma estratégia para depois, quando você for revisar o conteúdo aprendido.

>> Tipos de mapas mentais

BENEFÍCIOS DOS MAPAS MENTAIS

Independe mente de serem elaborados ou simples, os mapas mentais trabalham os dois lados do nosso cérebro: o lógico e o criativo. Mapas mentais reduzem significativamente o tempo que gastamos para entender um assunto, pois ele simplifica e destaca as informações que são mais importantes. Consequentemente, nosso cérebro começa a fazer melhores associações entre os conceitos principais.

Os mapas também melhoram a memória e compreensão por causa das ilustrações, cores, e palavras-chave usadas. Essa é uma ótima estratégia para estudar conteúdos massivos, que muitas vezes são repetitivos de maneira concisa, organizada, e de fácil acesso.

Mas os benefícios dos mapas mentais não se aplicam somente para os estudos. Eles podem te ajudar a esclarecer quase que qualquer tipo de informação apresentada em diferentes contextos: pessoal, familiar, profissional e educativo. Podem ser usados para organizar suas tarefas diárias, estabelecer metas, fazer o resumo de um livro, etc.


Mapas mentais gratuitos

< Anterior

O ebook de mapas mentais gratuito foi apliado, são mais de 45 mapas mentais. Confira!

Mapas mentais por matéria

Tags 

Comente

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer