Tipos de Mapas Mentais

Tipos de Mapas Mentais

Mapas mentais Digitais x Mapas mentais feitos à mão

5 Abril • Terezinha Rêgo


Mapas mentais são uma forma poderosa, colorida e memorável de representar ideias e informações.

E você, sabe o que são mapas mentais? Você já tentou utilizar essa técnica visual para melhorar os seus estudos, apresentações, planejamento e estratégias?

MAPAS MENTAIS PARA PESSOAS VISUAIS

Se você armazena conhecimento facilmente através de imagens, tabelas, gráficos e outros métodos visuais, então vai amar conhecer mais sobre mapas mentais.

Se você está estudando para um concurso ou vestibular, o uso dos mapas mentais pode ser imensamente favorável. Esses diagramas coletam informações de uma maneira mais fácil para o seu cérebro ler. Os mapas mentais ajudam a:

      • Aprimorar a concentração;
      • Melhorar a conexão entre os conceitos-chaves
      • Reduzir o volume de anotações e tempo de revisão de tarefas;
      • Facilitar a memorização;
      • Conter o stress causado pelo excesso de informação;
      • Aumentar a visão e flexibilidade às alternativas;
      • Visualizar novas possibilidades;
      • Entre outros.

TIPOS DE MAPAS MENTAIS

Existem duas categorias de mapas mentais — digitais ou feitos à mão.

Existem algumas características comuns aos dois tipos de mapas mentais. O tema principal a ser mapeado normalmente é colocado ao centro da folha de papel ou do espaço disponibilizado pelo software, muitas cores são utilizadas para escrever e desenhar os galhos e ramos que se associam ao título.

O que vai definir que tipo de mapa mental você vai usar são os recursos que você tem disponível. Contudo, lembre-se: não deixe de fazer o mapa mental por falta de um programa ou canetas coloridas

MAPAS MENTAIS FEITOS À MÃO

Para quem procura se desconectar das ferramentas virtuais e tecnológicas, e gosta de fazer as coisas à moda antiga, os mapas podem ser feitos à mão.

A vantagem de criá-los dessa maneira é que você não precisa de nenhum programa ou dispositivo. Além disso, eles:

  • Expandem a sua criatividade e aprimoram as habilidades de desenho: você pode criar seu mapa da maneira que quiser. Use sua criatividade para ligar as especificações ao tema principal, e para criar símbolos e imagens que o ajudarão a memorizar o assunto estudado.
  • São simples e baratos: mapas mentais feitos à mão só precisam de recursos à disposição em qualquer momento como sua mente, sua imaginação, algumas folhas de papel, e canetas. Eles podem ser feitos em qualquer lugar, em qualquer hora — não é preciso carregar o laptop aonde quer que você vá.

Porém, os mapas mentais feitos á mão exigem de um pouco mais de cuidado. Se forem rasurados ou perdidos, eles não podem ser facilmente reimpressos, e do mesmo jeito, se você precisar fazer atualizações, muitas vezes terá de refazer o mapa mental.

Dica

Para quem acha que não tem talento para desenho, uma dica é tentar copiar ícones com linha simples. E use e abuse das canetas coloridas,

Atenção

Cuidado com as Stabilos que apagam quando o papel entre em contato com água.

Inspiração

O Instragram tem muito studygrams que compartilham seus próprios mapas.


MAPAS MENTAIS DIGITAIS

O grande benefício dos mapas mentais digitais é que eles são rápidos e podem ser feitos com calma, enquanto você revisa o assunto estudado. Além disso, eles:

  • São fáceis de serem atualizados: você pode rapidamente adicionar ou remover ramos e galhos do seu mapa mental.
  • São fáceis de armazenar: não é preciso carregar folhas de papel para onde você for. Mapas mentais digitais são facilmente salvos em uma pasta no seu computador e não exigem espaço físico, evitando também a perda de folhas de papel.
  • Podem ser reimpressos: no caso de perda ou rasura, os mapas mentais digitais podem ser reimpressos quantas vezes for necessário, sem que haja esforço extra.
  • Podem incluir fotos: quando feitos em um software, você pode facilmente incluir fotos e imagens pertinentes ao assunto.

Software de mapeamento mental permite incorporar documentos, links, anotações e outros dados dentro da estrutura do seu mapa, transformando-o no equivalente a um poderoso banco de dados visual. O que isto significa é que você pode criar um mapa de projeto que contenha atalhos para uma grande quantidade de informações de suporte.


MAPAS MENTAIS DIGITAIS NO TABLET

O melhor dos mundos que está ficando cada vez mais popular são os mapas mentais feitos no tablet ou ipad usando as canetas específicas. A grande desvantagem desse método é custo do dispositivo. A série Tab da Samsung com caneta S pen não sai por menos de R$3000. Já o iPad Pro custa o dobro. Sem a caneta!


Independente do tipo de mapa mental que você escolher usar, esse é um método muito eficiente que garante a melhora na aprendizagem e memorização nos seus estudos.

Quero muito saber o que você estão achando, então deixe um comentário com recadinho, declaração :)

Pode também pedir assuntos para novos artigos. Lembre, que temos um outro blog com questões comentadas com mapas mentais.

Mapas mentais por matéria

Sold out

Sold out

Sold out

Sold out

Sold out

Sold out

Sold out

Sold out

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados